brasileiro 1984

Em 1984, Flu conquista Campeonato Brasileiro

Em 27 de maio de 1984, o Fluminense conquistou pela segunda vez o Campeonato Brasileiro. Em um Maracanã com quase 130 mil presentes, o Time de Guerreiros subiu a campo em vantagem sobre o Vasco, devido ao triunfo por 1 a 0 no jogo de ida, com gol de Romerito, no dia 24, no mesmo local.

Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!

Dono da melhor defesa, o Tricolor segurou o melhor ataque da competição nos 180 minutos da final. A equipe garantiu a conquista com o placar de 0 a 0 no clássico decisivo, em um ano em que ainda venceu o Campeonato Carioca e o Torneio de Seul.

Um dos principais personagens da campanha, Romerito passou a representar as cores verde, branco e grená com a competição em andamento. À beira do campo, Carbone comandou o time no início da disputa, sendo sucedido por Carlos Alberto Parreira.

Depois de três etapas da fase de grupos, o Flu eliminou Coritiba, nas quartas; Corinthians, na semi; e Vasco, na decisão. O clube acumulou 15 vitórias, nove empates e duas derrotas, além de 37 gols marcados e 13 sofridos.

A base da escalação era formada pelos seguintes jogadores: Paulo Victor; Aldo, Duílio, Ricardo Gomes e Branco; Jandir, Deley, Romerito e Assis; Washington e Tato. O elenco ainda tinha Ricardo Lopes, Vica, Renato Martins, Leomir, Wilsinho e Paulinho.

Texto: Flu-Memória
Foto: Flu-Memória