o’que e hentai

Gêneros de Animes: descubra os principais tipos e suas características

Preparamos um guia básico para você aprender de uma vez por todas como classificar os seus animes preferidos. Confira!

Classificações dos animes

Muita gente pensa que Shounen, Shoujo, Seinen e Josei são gêneros de animes e mangás, mas na realidade não são. Estes são os nomes das classificações dos públicos-alvos das produções, ou seja, determinando se aquele anime é indicado para qual faixa etária.

Shounen

Significa “menino” na livre tradução a partir do japonês. Este tipo de anime é direcionado ao público masculino jovem (adolescentes, principalmente), entre os 12 e 18 anos de idade. Esta é considerada a classificação mais popular de animes e mangás.

A história dos animes shounen costuma ser focada no desenvolvimento e jornada do herói, que neste caso é do gênero masculino.

Podem existir shounens de diversos gêneros e subgêneros (comédia, romance, etc), no entanto, os animes de ação são os mais comuns. Neste caso, também é constante a presença de estereótipos típicos deste gênero, como diálogos enormes ao longo das batalhas, por exemplo.

Naruto, Dragon Ball, Os Cavaleiros do Zodíaco, Bleach e One Piece são alguns dos animes Shounen mais conhecidos.

VEJA TAMBÉM:Confira os 18 melhores animes shounen para assistir

Shoujo

Significa “menina” na livre tradução. Os animes Shoujo também são direcionados para o público jovem, mas principalmente do gênero feminino. A trama das séries costuma apresentar uma menina como protagonista, sendo as histórias mais focadas em dramas, romances e demais eventos que marcam o desenvolvimento da mulher.

Assim como os animes Shounen, os Shoujos também podem ser de diferentes gêneros, como o Mahō shoujo, um subgênero que apresenta personagens guerreiras e com poderes mágicos (a Sailor Moon é um bom exemplo).

Além de Sailor Moon, outros animes que são bastante populares deste gênero são: Sakura Cardcaptor, Nana, Candy Candy e Colégio Ouran Host Club.

VEJA TAMBÉM:Os 19 melhores animes Shoujo para você conhecer (e se apaixonar)!

Seinen

Significa “adulto” ou “homem adulto”. Como o nome sugere, estes animes são feitos para um público mais maduro, normalmente entre os 18 e 40 anos. Os Seinens são destinados ao gênero masculino, contendo temas complexos e que não seriam apropriados para os mais jovens.

Conteúdo erótico e cenas com muita violência também fazem parte das produções Seinen.

One Punch Man, Berserk, Ghost in the Shell, Tokyo Ghoul e Akira são alguns exemplos de animes Seinen de sucesso.

VEJA TAMBÉM:21 Melhores Animes Seinen (animes para adultos)

Josei

Significa literalmente “mulher”. Assim como o Seinen, este tipo de anime é feito para um público adulto, mas do gênero feminino. Em suma, o Josei representa o amadurecimento do Shoujo, apresentando questões comuns do cotidiano das mulheres a partir de um ponto de vista realista.

Exemplos de Josei: Chihayafuru, Nodame Cantabile. Paradise Kiss, Natsuyuki Rendezvous e Usagi Drop.

VEJA TAMBÉM:12 melhores animes para iniciantes (divididos por gênero)

Kodomo

Significa literalmente “crianças”. São animes feitos com foco as crianças, como o nome sugere, principalmente entre os 4 e 10 anos.

As histórias Kodomo costumam transmitir importantes lições para os mais novos, como respeitar os mais velhos, por exemplo. Os enredos são simples e de fácil compreensão. A importância da amizade e a valorização de valores fraternais e familiares também são comuns neste tipo de anime.

Hamtaro, Pokémon, Beyblade, Doraemon e Heidi são alguns dos títulos mais populares de animes Kodomo.

VEJA TAMBÉM:Os 15 melhores animes de romance escolar para mexer com seu coração

Gêneros de animes

A partir da classificação dos animes, estes ainda podem ser divididos em vários gêneros e subgêneros diferentes, de acordo com a temática ou estética que apresentam.

Confira alguns dos gêneros e subgêneros que são mais comuns:

Shoujo-ai: histórias que se focam no romance entre garotas (sem cenas explícitas).

Yuri: Similar ao shoujo-ai, traz o romance entre mulheres como foco, mas com um ponto de vista mais maduro e cenas mais explícitas.

Bishoujo: são os animes que têm como personagem principal uma garota (ou grupo de garotas) muito bonita.

Shounen-ai: histórias que se focam no romance entre garotos (sem cenas explicitas).

Yaoi: Também aborda relações homossexuais entre dois homens, mas com mais chances de ter cenas explícitas da intimidade dos personagens, com uma abordagem mais adulta.

Bishounen: são os animes com personagens masculinos que são considerados bonitos.

Kemono: anime onde os personagens principais são animais.

Mecha: animes com robôs gigantes.

Ecchi: são os animes com cenas explícitas ou censuradas, normalmente com alguma carga de humor.

Gender Blender: animes que apresentam personagens que trocam de gênero (homem que assume personalidade de mulher e vice-versa).

Hentai: são animes que não apresentam um enredo muito elaborado e são destinados para maiores de 18 anos.

Gore: são animes com muito sangue e violência, normalmente apresentando temáticas sombrias e sobrenaturais.

Slice of Life (SoL): Como o nome Slice of Life (Pedaço de vida) já deixa claro, o foco deste gênero é demonstrar em detalhes o cotidiano e o estilo de vida de um personagem ou grupo. Tradições, cultura e até hábitos de alimentação ganham destaque em um ponto de vista íntimo.

Aniparô: animes que fazem paródia de outros animes ou mangás.

Vida Escolar: histórias que se passam em ambientes escolares, com protagonistas que são estudantes.

Harem: O foco aqui é um jovem entre seus 15 e 30 anos, que geralmente começa o anime sentindo-se perdido na vida. Sua história dá uma reviravolta quando ele descobre um destino fantástico e acaba em um ambiente – trabalho ou escola – rodeado por garotas ou mulheres lindas.

Gyaku Harem: Também conhecido como Harem reverso, tem a trama similar às dos animes harem, mas com uma mulher sendo o foco do desejo de vários homens.

Isekai: Pessoas comuns que vão parar em mundos fantásticos são o foco dos animes desse gênero. Nesses novos ambientes – universos paralelos, jogos, etc – os protagonistas acabam se tornando também extraordinários.

Iyashikei: A tradução da palavra japonesa “Iyashikei” é “sistema de cura”, e essa é a proposta deste gênero de anime. A partir de imagens com traços incríveis, momentos de paz em cenas da natureza e uma trama positiva, esses animes buscam “revigorar” o espectador.

Kodomomuke: Animes em geral bem divertidos, mas com uma abordagem educativa para crianças. Ainda assim, são atrativos para adultos, muitas vezes, por sua estética ou personagens cativantes.

E a lista não para! Existem MUITOS gêneros e subgêneros de animes e mangás por aí. Entre outros estilos que são comuns e fazem sucesso estão o Sci-Fi (ficção científica), Comédia, Horror, Romance, Western (faroeste), Guerra, entre outros.

VEJA TAMBÉM:42 melhores animes que você não pode deixar de assistir!

Agora que você já sabe identificar os principais estilos e gêneros de animes, conte nos comentários qual a classificação dos seus preferidos!

Atualizado em