que ano começou o mundial de clubes

Fluminense é vice-campeão da Copa do Mundo de Clubes da FIFA

Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!

Após temporada mágica, marcada por grandes momentos, histórias e títulos, o Fluminense fechou 2023 disputando a final da Copa do Mundo de Clubes da FIFA Arábia Saudita 2023™ diante do Manchester City (ING), campeão da Champions League, nesta sexta-feira (22/12). Ao longo dos 90 minutos, o Tricolor contou com o apoio dos tricolores espalhados por toda a Terra, deixou tudo de si em campo e criou oportunidades, mas não conseguiu marcar e ficou com o vice-campeonato mundial. No King Abdullah Stadium, na Árabia Saudita, a partida terminou com vitória da equipe inglesa por 4 a 0.

O meia Jhon Arias foi eleito o terceiro melhor jogador da competição

A equipe comandada pelo técnico Fernando Diniz garantiu vaga direta na semifinal do Mundial de Clubes com o título da Libertadores, conquistado com a vitória por 2 a 1 sobre o Boca Juniors (ARG), no Maracanã, no dia 4 de novembro de 2023. Na semifinal da Copa do Mundo de Clubes da FIFA Arábia Saudita 2023™, no King Abdullah, o Tricolor enfrentou o Al-Ahly (Egito) e se classificou à final ao vencer por 2 a 0, com gols de Jhon Arias e John Kennedy.

PRIMEIRO TEMPO

Após sair atrás no placar logo no início da partida com o gol marcado por Julián Álvarez para o Manchester City, o Fluminense não abriu mão do seu estilo de jogo, manteve a posse de bola e ocupou o campo de ataque. Aos 11 minutos, Keno aproveitou o espaço e bateu firme de fora da área, mas a bola subiu demais. Aos 15, o Tricolor ficou com a bola após erro do adversário, Ganso descolou belo passe para Germán Cano, que, de frente para o gol, driblou o goleiro e sofreu pênalti marcado pelo juiz. Porém, a jogada foi anulada por impedimento.

Aos 26 minutos, Foden tentou o cruzamento, a bola desviou em Nino e o adversário ampliou. Na sequência, buscando a reação, Keno e Jhon Arias chegaram bem ao ataque, mas não conseguiram finalizar. Aos 36, diante de três marcadores e próximo ao meio de campo, Cano enxergou espaço, tentou encobrir o goleiro e a bola foi para fora. Três minutos depois, Marcelo cobrou escanteio e Arias cabeceou na direção do gol, exigindo grande defesa do goleiro na última boa oportunidade da primeira etapa.

SEGUNDO TEMPO

O segundo tempo começou com o Fluminense buscando novas oportunidades, especialmente com Arias. Aos 19 minutos, pelo lado direito, Lima invadiu a área em boa jogada individual e achou John Kennedy. Muito marcado, o camisa 9 não conseguiu bater para o gol. Em seguida, o atacante apertou a marcação no campo de ataque e, em dividida com defensor, a bola subiu demais e o goleiro ficou com ela. Aos 26, porém, Foden fez o terceiro da equipe inglesa.

Aos 29 minutos, Arias recebeu lançamento pela direita, tentou o cruzamento, mas a bola ficou com o goleiro. Um minuto depois, o cruzamento veio pela esquerda, com Diogo Barbosa para Cano, que não alcançou. Aos 33, John Kennedy passou pela forte marcação adversária e mandou uma bomba da entrada da área para defesa do goleiro. Aos 42, Julián Álvarez marcou para o Manchester City o último gol do jogo.

FICHA TÉCNICA

Copa do Mundo de Clubes da FIFA Arábia Saudita 2023™ – Final
22/12/2023, 15h – King Abdullah Stadium

Fluminense (0)
Fábio; Samuel Xavier, Nino (Marlon), Felipe Melo (Alexsander)e Marcelo (Diogo Barbosa); André, Martinelli e PH Ganso (Lima); John Arias, Keno (John Kennedy) e Germán Cano. Técnico: Fernando Diniz

Manchester City (4)
Ederson, Walker, Stones (Gvardiol), Rúben Dias e Aké (Oscar Bobb); Rodri (Akanji), Lewis (Kovacic) e Foden (Matheus Nunes); Bernardo Silva, Grealish e Julián Álvarez. Técnico: Pep Guardiola

Gols: Julián Álvarez (1´1T) (42´2T), Nino (GC) (26´ 1T) e Foden (26´ 2T) (MCI)
Cartões amarelos: Marcelo, Alexsander e John Kenneedy (FLU)
Arbitragem: Szymon Marciniak (POL), auxiliado por Tomasz Listkiewicz (POL) e Adam Kupsik (POL).

Texto: Comunicação/FFC

Fotos: Lucas Merçon/FFC