rio-são paulo

Flu é campeão do Torneio Rio-São Paulo com gol de Waldo

Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!

Campeão do Torneio Rio-São Paulo em 1940 e 1957, o Fluminense voltou a conquistar a competição em 1960, ao superar a “Academia” do Palmeiras, por 1 a 0, no Maracanã. O palco do jogo recebeu 60 mil pessoas, em 17 de abril.

Maior goleador do clube, com 319 gols, Waldo balançou a rede e garantiu o título. Na mesma campanha, o ídolo marcou três vezes em goleada por 7 a 2 sobre o São Paulo. Ao lado de Quarentinha, do Botafogo, tornou-se artilheiro do torneio, com 11 gols.

A equipe comandada por Zezé Moreira, que havia vencido o Campeonato Carioca de 1959, acumulou seis vitórias, dois empates e apenas uma derrota naquela edição do Rio-São Paulo. Foram 22 gols pró e 12 contra.

Em 1957, o Time de Guerreiros faturou a taça de forma invicta, sendo a primeira e única agremiação a conseguir a façanha.

A base da escalação era formada por grandes ídolos tricolores. Entre eles, cinco dos que mais vestiram as cores verde, branco e grená: os campeões mundiais de 1952 Castilho, Pinheiro e Telê, além de Altair e Escurinho.

Também integravam o time Jair Marinho, Clóvis, Edmilson, Paulinho Omena e Jair Francisco. Victor Gonzáles, Maurinho, Jair Santana, Wilson Bauru, Edil, Paulo e Almir completavam o elenco.

Textos: Flu-Memória
Fotos: Flu-Memória//Arquivo