técnico fluminense 2023

Fernando Diniz é eleito o quinto melhor técnico do mundo

Comandante do Fluminense na conquista do inédito título da Conmebol Libertadores, Fernando Diniz foi apontado como o quinto melhor técnico do mundo em 2023. O treinador recebeu 33 pontos na tradicional eleição da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS na sigla em inglês), cujo resultado foi divulgado nesta sexta-feira (29/12).

Diniz é o primeiro não-europeu a aparecer na lista. A eleição foi vencida por Pep Guardiola, do Manchester City. O treinador do Fluminense ficou à frente de técnicos como Jürgen Klopp, do Liverpool-ING, e Mikel Arteta, do Arsenal-ING.

Fernando Diniz retornou ao Fluminense para sua segunda passagem como treinador da equipe no dia 30 de abril do ano passado. Desde a volta, soma 116 jogos, com 63 vitórias, 22 empates e 31 derrotas, com um aproveitamento de 60,63%. Na atual temporada, foram 72 jogos, 37 vitórias, 13 empates e 22 derrotas, totalizando 57,4% de aproveitamento.

Diniz conduziu o Fluminense à Glória Eterna com o título da Libertadores após a vitória por 2 a 1 sobre o Boca Juniors-ARG no dia 4 de novembro, no Maracanã. O técnico conquistou ainda o Campeonato Carioca e a Taça Guanabara de 2023. No ano passado, levou o Tricolor ao terceiro lugar do Brasileirão e à semifinal da Copa do Brasil.

Veja o top-10 do ranking de técnicos da IFFHS:

1) Pep Guardiola (Manchester City)
2) Carlo Ancelotti (Real Madrid)
3) Luciano Spaletti (Napoli)
4) Simone Inzaghi (Inter de Milão)
5) Fernando Diniz (Fluminense)
6) Mikel Arteta (Arsenal)
7) Xavi Hernández (Barcelona)
8) Ange Postecoglou (Tottenham)
9) Unai Emery (Aston Villa)
10) Jürgen Klopp (Liverpool)

Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!

Foto: Lucas Merçon/FFC
Texto: Comunicação/FFC