tele rio bangu

tele rio bangu

Com gols de Telê, Fluminense venceu Bangu e garantiu primeiro título no Maracanã

Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!

No dia 20 de janeiro, em 1952, o Fluminense venceu a edição de 1951 do Campeonato Carioca, após levar a melhor sobre o Bangu, por 2 a 0, com gols de Telê. Foi o primeiro título do clube no Maracanã, que recebeu quase 80 mil pessoas.

A equipe de Zezé Moreira já havia derrotado o adversário no primeiro duelo da final, na semana anterior, pelo placar de 1 a 0, garantido por Orlando Pingo de Ouro.

Ao longo da competição, tricolores e alvirrubros somaram 14 vitórias, três empates e três derrotas, chegando a 31 pontos. A igualdade provocou a decisão em uma melhor de três, com o Time de Guerreiros erguendo a taça depois de dois triunfos.

O título assegurou vaga na Copa Rio de 1952, quando o Tricolor se sagrou campeão mundial, no ano de seu cinquentenário. A história é contada no livro “Campeão Mundial – O Bravo Ano de 1952”, lançado pelo clube na FluFest de 2017. Na Sala de Troféus, há uma exposição com elementos da conquista, como a bola da época.

Além disso, o sucesso contrariou as expectativas da imprensa, que conferia ao Flu a alcunha de “timinho”. Igualmente campeã nos aspirantes e juvenis, a agremiação acabou sendo tríplice coroada em 1951. A façanha completa 70 anos.

Recheado de jovens, o elenco contava com Didi, jogador de Seleção e um dos craques do Carioca, e Carlyle, artilheiro do campeonato. O centroavante marcou 23 dos 51 gols do Fluminense. Lesionado, porém, ele não entrou em campo no confronto que definiu o vencedor do torneio.

A escalação, na ocasião, tinha os seguintes jogadores: Castilho; Píndaro e Pinheiro; Vitor, Édson e Laffayette; Lino, Didi e Telê; Orlando Pingo de Ouro e Robson.

Texto: Flu-Memória
Fotos: Flu-Memória