um ano da sua partida

Com 19 títulos na base, Rômulo Rodriguez comanda o Flu no Brasileirão de Aspirantes

Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!

Um dos treinadores mais vitoriosos das divisões de base do Fluminense, Rômulo Rodriguez inicia um novo desafio nesta quarta-feira (25/09), quando enfrenta o CRB, às 15h, no Estádio Marcelo Vieira, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro de Aspirantes. O técnico, que começou no Tricolor no Sub-12, comandará a sétima categoria diferente desde que chegou ao clube, em 2018.

Rômulo, de 41 anos, começou como treinador de goleiros do Silva Jardim Futebol Clube, sediado na cidade de mesmo nome na Baixada Litorânea do Rio de Janeiro, e passou pelo time profissional do Olaria e pelas categorias de base do Vasco. A primeira experiência como técnico foi no Sub-20 do Art Sul, em 2013.

Leia mais: Fluminense se prepara para a disputa do Brasileirão de Aspirantes

O início no Fluminense aconteceu em 2018, quando foi convidado para ser auxiliar técnico do Sub-12 devido ao trabalho à frente de uma franquia da Guerreirinhos, escola de futebol oficial do clube adquirida por Rômulo em 2003. A promoção ao cargo de treinador aconteceu apenas uma semana depois, com a saída do então técnico da categoria.

Com o bom trabalho realizado no Sub-12, Rômulo foi subindo de categoria juntamente com a geração 06. Em 2019 assumiu o Sub-13 e, no ano seguinte, já comandou o Sub-14. Em campo, aproveitamento de 100%, com dez títulos em dez competições disputadas. De lá para cá, o técnico passou pelo Sub-15, Sub-17 até chegar ao Sub-20 em março deste ano.

Em seis anos como técnico das categorias de base do Fluminense, Rômulo conquistou 19 títulos em seis categorias diferentes, sendo 11 de forma invicta.

“Sempre procuro estudar meus adversários da melhor maneira possível, sou muito competitivo e odeio perder. Acho que o segredo é ser humilde e tentar sempre melhorar”, disse o técnico, que fez curso na associação argentina de treinadores.

Agora, Rômulo se dividirá entre o Sub-20 e o Sub-23. Para a estreia nos aspirantes, Rômulo conta com a ajuda de velhos conhecidos, todos com o DNA Tricolor. A comissão técnica é a mesma com a qual vem trabalhando no Sub-20, formada pelo assistente técnico Daniel Pinheiro, o preparador físico Gabriel Pinho e o preparador de goleiros Wallace Conde. No campo, ele também contará com atletas conhecidos.

“Comandar o time de aspirantes é um presente que recebi. É uma categoria Sub-23, mas vamos utilizar a base toda do Sub-20, então são atletas que já estão comigo desde março, quando subi do Sub-17. Os outros jogadores cedidos pelo time profissional também precisam dessa chance para mostrar trabalho e eu estou no mesmo barco. Um campeonato nacional deste nível é uma grande oportunidade para todos e estamos com um time muito competitivo. Temos tudo para fazer uma boa campanha”, finalizou o treinador.

Brasileirão de Aspirantes 2024

A competição deste ano conta com 16 clubes divididos em dois grupos. O Fluminense está no Grupo A, ao lado de CRB, Vitória, Fortaleza, Atlético-MG, Sport, Botafogo e Vasco. A chave B conta com Santos, Juventude, Criciúma, Red Bull Bragantino, Cuiabá, Goiás, Vila Nova-GO e Mirassol.

Na primeira fase, os clubes se enfrentarão em turno único dentro de cada grupo. Avançam às quartas de final os quatro mais bem colocados de cada chave. Tanto nas quartas, quanto na semifinal e na final, os confrontos serão disputados em partida única.

Confira primeiros jogos do Fluminense no Brasileirão de Aspirantes:

1ª rodada
25/09 – quarta-feira
15h – Fluminense x CRB, no Estádio Marcelo Vieira

2ª rodada
05/10 – sábado
15h – Sport x Fluminense, na Arena Pernambuco-PE

3ª rodada
09/10 – quarta-feira
15h – Fluminense x Vasco, no Estádio Marcelo Vieira

4ª rodada
14/10 – segunda-feira
16h – Fortaleza x Fluminense, Estádio Presidente Vargas-CE

Texto: Comunicação/FFC
Foto: Mailson Santana/FFC